Abertura de Chamado Técnico – FDE | Parte 2

Como abrir um chamado no site da FDE?

Antes da abertura de qualquer chamado é necessário a escola identificar que tipo de chamado técnico a escola irá realizar, existem vários tipos de ocorrências e seus respectivos assuntos. No qual detalharemos abaixo:

TIPOS DE OCORRÊNCIAS:

1- Computadores e Sistemas

Este tipo de ocorrência esta relacionado a problemas gerais que ocorrem nos computadores da escola, desde um problema físico como: estabilizador, mouses, teclados, gabinetes , como também problemas no sistema operacional Windows, como telas azuis de erro, travamento, vírus,…. Enfim, se o problema da escola esteja relacionado a computador, é esta opção que terá que escolher. Ao escolher esta opção abrirá um campo para preencher os dados da escola (tela abaixo). Preencha todos os campos e clique em “enviar”. Se a escola preencheu o formulário corretamente aparecerá uma mensagem no final “Seu e-mail foi enviado com sucesso”, posteriormente em algumas horas chegará um e-mail com o protocolo, a partir do e-mail o suporte terá 4 horas úteis para fazer contato com a escola.

IMPORTANTE:​​  Os computadores que fazem parte do suporte FDE são: Os computadores do consórcio ProEducar, os computadores do consórcio Itautec e também os Netbooks das escolas de Ensino Integral. Se a escola possui computadores fora do consórcio, ou seja, possuem computadores patrimoniados, o mesmo não poderá ser atendido pelo suporte, neste caso a escola possui autonomia de contratar um técnico de confiança para realizar a manutenção do computador.

2- Impressoras ou Suprimentos

Esta ocorrência estava relacionada exclusivamente para as impressoras que pertenciam ao consórcio Outsourcing de Impressão, ou seja, eram as impressoras da Samsung (Secretaria – CLP775ND, Sala dos Professores – SCX5637 e M4070 e Sala de Leitura (ML4510).

Oficialmente todas as escolas não possuem mais  nenhum vínculo com a Outsourcing de Impressão, atualmente as escolas só possuem impressoras patrimoniadas, sendo assim, IGNOREM esta opção.

3- Infraestrutura e Periféricos

​Esta ocorrência está relacionada a problemas nos pontos de rede (lógica) ou pontos de elétrica dos computadores e também dos pontos das impressoras Samsung, se alguns destes pontos estiver apresentando problemas como, a fiação se rompeu, o cano galvanizado se soltou, o ponto quebrou, ou até mesmo solicitar a criação de novos pontos no ambiente, esta é a melhor opção para solicitar.

4- Consulta/Cobrança de Ocorrência de Tecnologia

Esta ocorrência está relacionada a protocolos que ainda não foram atendidos, se a escola já abriu um chamado há mais de 7 dias úteis e não recebeu nenhum contato, escolha esta opção para reclamar, se o mesmo não retornarem em 48hs úteis, favor encaminhar o protocolo para o NIT no e-mail dearanit@educacao.sp.gov.br, para que o NIT tome as providências necessárias aos setores responsáveis.

5- Conexão à Internet

​Assunto: Toda a escola sem conexão

O assunto “Toda a escola sem conexão” está relacionado a problemas em que toda a escola, ou seja, em todos os ambientes não há conexão com a internet, é muito importante que a escola realize o procedimento de reiniciar o Rack Intragov que normalmente estará localizado na secretaria (figura abaixo). Faça o seguinte, desligue o rack (pelo estabilizador ou pela tomada), deixe 2 minutos desligado, após isto ligue novamente e aguarde 2 minutos para que os equipamentos de dentro do rack sincronizem a rede novamente, reinicie os computadores e teste. Na maioria das vezes, este procedimento funciona porque pode existir um problema na rota da rede da escola, e reiniciando o rack fará que a falha seja reparado. Caso mesmo assim depois destes procedimentos a rede de internet não voltar, poderão abrir o chamado. Na inviabilidade de não possuírem a rede de internet, não conseguirão abrir o chamado na escola, uma vez que é necessário acessar o site da FDE, então por favor entrem em contato com o NIT pelo telefone (16) 3301-1090 ou (16) 3301-1073, o NIT abrirá o chamado pela escola.

Assunto:  Administrativo sem conexão

O assunto “Administrativo sem conexão” está relacionado​ a falta de conexão nos computadores dos ambientes da secretaria, vice-direção (se houver) e direção, façam o seguinte: Antes de abrirem o chamado teste os computadores, reiniciem todos os computadores do administrativo e verifiquem se resolveu, caso não, verifique se são todos os computadores do administrativo que não navegam ou se é alguns, porque pode ser problema de algum computador em específico, realizado este teste abra o chamado e especifique o teste realizado.

Assunto: Pedagógico sem conexão

O assunto “Pedagógico sem conexão” está relacionado​ a falta de conexão nos computadores dos ambientes do Acessa Escola, Sala dos Professores, Coordenação (se houver) e Sala de Leitura (se houver), façam o seguinte: Antes de abrirem o chamado teste os computadores, reiniciem todos os computadores do pedagógico e verifiquem se resolveu, caso não, verifique se são todos os computadores do pedagógico que não navegam ou se é alguns, porque pode ser problema de algum computador em específico, realizado este teste abra o chamado e especifique o teste realizado.

Assunto: Diretoria de Ensino sem conexão

Esta opção é de uso exclusivo das DEs, IGNOREM esta opção.

Assunto: Outros

O assunto “Outros” está relacionado a qualquer outro assunto que interfira na conexão de internet, como falta de energia, …, escolha esta opção caso nenhum assunto se encaixe no problema.

PARA ABRIR O CHAMADO TÉCNICO NA FDE, POR FAVOR CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO