Aprenda a Melhorar o Desempenho da Internet

Você sabia que existem algumas maneiras de melhorar o desempenho da navegação da internet?

Não?

Pois, agora com estas dicas você irá aprender algumas formas de melhorar da sua navegação.


DESATIVAR O MODO DE ECONOMIA DA PLACA DE REDE

1- a) Primeiramente, iremos desativar o modo de economia da placa de rede, vá até o menu “Iniciar” e clique no campo de pesquisa e digite “devmgmt.msc” (sem aspas), aparecerá o atalho logo em cima, clique com o botão direito do mouse em cima do atalho e escolha a opção “Executar como Administrador”.

1- b) Feito isto abrirá o “Gerenciador de Dispositivos”, clique em “Adaptadores de Rede” (setinha para baixo), abrirá o(s) driver(s) da placa de rede, clique com o botão direito do mouse em cima do driver, aparecerá algumas opções, clique em “Propriedades”.

1- c) Abrirá as Propriedadades da Placa de Rede, clique na aba superior “Gerenciamento de Energia”, nesta aba mostrará algumas opções referente a economia da placa, por padrão o windows ativa estas opções, então desative as opções (quadradinho em branco) e clique em “OK”.

 


LIMPEZA DOS ARQUIVOS NOS NAVEGADORES

2- a) Navegador Internet Explorer: Abra o navegador Internet Explorer, clique no menu superior “Ferramentas” e depois escolha “Opções da Internet”. Caso o navegador não esteja mostrando a barra de ferramentas (Arquivo, Editar, Ferramentas,…), clique na tecla ALT ou F10 do teclado e a barra aparecerá normalmente.

2- b) Aparecerá uma janela clique no final da janela na opção “Excluir”.

2- c) Feito isto abrirá uma outra janela com algumas opções mostrando o que você deseja excluir do histórico de navegação, deixe todas as opções (quadradinhos) selecionados, somente a primeira opção “Preservar dados de sites favoritos, deixe esta opção em branco, por fim clique em “Excluir”. Na outra janela clique em “OK”, alguns segundos depois subirá na parte inferior do navegador uma mensagem informando que a exclusão foi concluída.

2- d) Navegador Google Chrome: Abra o navegador Google Chrome, no canto superior direito clique no botão Ferramentas (três linhas), em seguida escolha “Histórico” e confirme novamente clicando em “Histórico”. Você também pode utilizar o atalho do teclado CTRL+H.

2- e) Feito isto abrirá uma janela com as opções do histórico de navegação, na opção “Eliminar os seguintes dados desde:” existe uma opção na frente, clique na setinha pra baixo, abrirá outras opções escolha “o começo” ou “desde o começo”, logo abaixo mostrará os itens que deseja ser excluído, deixe todos os itens selecionado, por fim clique em “Limpar dados de navegação”, ele carregará por alguns segundos e fechará a janela.

2- f) Navegador Mozilla Firefox: É muito pareceido com os procedimentos do navegador Google Chrome, abra o navegador Mozilla Firefox, no canto superior direito, clique no botão ferramentas (três linhas) e escolha o botão “Histórico” e em seguida clique na opção “Limpar dados de navegação”. Você também pode utilizar o atalho do teclado CTRL+SHIFT+DEL.

2- g) Feito isto abrirá uma janela com as opções do histórico de navegação, na opção “Intervalo de tempo a limpar:” existe uma opção na frente, clique na setinha pra baixo, abrirá outras opções escolha “Tudo”, logo abaixo mostrará os itens que deseja ser excluído, deixe todos os itens selecionado, por fim clique em “Limpar agora”, ele carregará por alguns segundos e fechará a janela.

 2- h) Por fim limparemos os arquivos temporários de navegação do computador. Primeiramente, vá até o menu “Iniciar” e clique em “Painel de Controle”.

2- i) Feito isto, abrirá uma janela, clique no canto superior direito em cima da opção “Categoria” e em seguida escolha “Ícones Pequenos”.
OBS.: Em alguns computadores já abrirão em Ícones Pequenos, se isto acontecer, ignore o passo (2-i), prossiga direto para o passo (2- j).

2- j) A próxima janela mostrará uma tela com vários ícones, clique em “Opções da Internet”.

 

2- k) Ao clicar, abrirá uma janela, clique na opção “Excluir”.

2- l) Feito isto abrirá uma outra janela com algumas opções mostrando o que você deseja excluir do histórico de navegação, deixe todas as opções (quadradinhos) selecionados, somente a primeira opção “Preservar dados de sites favoritos, deixe esta opção em branco, por fim clique em “Excluir”. Na outra janela clique em “OK”, alguns segundos depois aparecerão no canto superior esquerdo vários carregamentos de exclusões, informando que as exclusões estão em andamento, quando sumirem significa que as exclusões foram concluídas com êxito.

 


LIMPEZA DE ARQUIVOS

3- a) Agora, que você alterou o módulo de Energia, iremos falar sobre a limpeza do computador. Clique no menu “Iniciar” e em seguida escolha “Meu Computador”.

 

3- b) Na janela seguinte irá mostrar as unidades instaladas no computador como: HDs, Drive de DVD-ROM, Disquete,… Iremos escolher o HD onde foi instalado o sistema operacional windows, por padrão costuma-se deixar padronizado a “unidade C:” como o HD principal, clique com o botão direito do mouse em cima da unidade, irá abrir algumas opções, escolha “Propriedades”.

3- c) Ao clicar em “Propriedades”, irá abrir uma janela com as propriedades do HD unidade C: , clique logo abaixo na opção “Limpeza de Disco”.

3- d) Ao clicar em “Limpeza de Disco” ele carregará por alguns minutos os arquivos obsoletos do sistema.

3- e) Após o carregamento ele abrirá uma outra janela com algumas opções mostrando quais os arquivos a serem excluídos, deixe todos os “quadradinhos” selecionados, inclusive utilize a barra de rolagem para preencher os quadradinhos restantes, o mais importante é preencher todos os quadradinhos, feito isto clique em “OK”.

3- f) Ao clicar em OK irá abrir uma opção se deseja confirmar a exclusão, clique em “Excluir Arquivos”.

3- g) Ao clicar em “Excluir Arquivos” abrirá um carregamento mostrando as exclusões dos arquivos.

3- h) Após finalizado as exclusões voltará para a janela das propriedades do HD, clique logo abaixo em OK para finalizar.

3- i) Para finalizarmos a limpeza do PC, é necessário também excluir os arquivos temporários ocultos, então, clique no menu “Iniciar” e logo acima existe um campo para digitar (Pesquisar programas e arquivos), clique neste campo e o cursor ficará piscando, digite “%temp%” (sem aspas), aparecerá uma pasta logo acima “Temp”, clique nesta pasta.


 

3- j) Logo após clicar na pasta “Temp” abrirá uma janela mostrando todos os arquivos temporários ocultos, selecione todos os arquivos e clique com o botão direito do mouse em cima dos arquivos, abrirá algumas opções, escolha a opção “Excluir”.

3- k) Por fim, ao clicar em “Excluir” aparecerá uma mensagem pedindo para ser confirmado a exclusão, escolha “SIM”. Em seguida vá até a Lixeira (Aréa de Trabalho), clique com o botão direito do mouse em cima da “Lixeira”, abrirá algumas opções, escolha “Esvaziar Lixeira” e aparecerá novamente a mensagem pedindo para ser confirmado a exclusão, escolha “SIM”.

 
MELHORANDO A COMUNICAÇÃO E O DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO (PROMPT DE COMANDO)

4- a) Iremos agora introduzirmos na última etapa para melhoria da navegação da internet, o computador possui vários parâmetros que influencia direto na navegação, aprenderemos a como melhorar estes parâmetros, seguindo algumas dicas. Primeiramente, vá até o menu “Iniciar” e digite “CMD” (sem aspas), aparecerá o atalho logo acima, clique com o botão direito do mouse em cima do atalho e escolha “Executar como Administrador”.

4- b) Abrirá uma janela preta com o cursos piscando para que o usuário digite algum comando. Pois bem, digite o seguinte comando “ipconfig/flushdns” (sem aspas) e logo em seguida aperte a tecla “Enter”, se você executou o comando corretamente logo abaixo aparecerá uma mensagem “Liberação do Cache DNS Resolver bem-sucedida”, caso tenha aparecido uma outra mensagem do tipo “Este comando não foi reconhecido…”, você digitou incorretamente o comando, neste caso digite novamente.


 

4- c) Logo abaixo da mensagem, o cursor voltará a piscar novamente aguardando o usuário digitar outro comando, isto acontecerá todas as vezes que você teclar o Enter após o comando, é perfeitamente normal. Agora digite o comando “netsh firewall reset” (sem aspas) e logo em seguida aperte a tecla Enter, logo abaixo do comando aparecerá a mensagem “IMPORTANTE: comando executado com êxito…”.

4- d) Com o cursor piscando, agora digite “netsh int ip reset” (sem aspas) e logo em seguida aperte a tecla Enter, aparecerá logo abaixo do comando a mensagem “Redefinido Interface OK”, Redefinido Global OK …” e abaixo aparecerá a mensagem para reiniciar o computador, não reinicie o computador por enquanto.


 

4- e) Por fim, com o cursor piscando, agora digite o último comando “netsh winsock reset”, aparecerá a seguinte mensagem “Catálogo Winsock Redefinido com êxito, Reinicie o computador para concluir a redefinição”. Reinicie o computador, logo quando ele estiver reiniciando, quando carregar a tela de bem vindo ou da conta de usuários aparecerá a mensagem “Limpando…”, não se preocupe é perfeitamente normal.

 

Pronto, o sua navegação foi otimizado com sucesso e você irá notar o ganho do desempenho, na primeira navegação talvez fique um pouco lento devido ao esvaziamento das pastas, mas ficará muito rápido nas próximas vezes.

É recomendável que você realize estes passos a cada 3 meses.