PRÉ-INSCRIÇÃO ON-LINE DE ALUNOS FORA DA REDE

ATENÇÃO

PRÉ-INSCRIÇÃO ON-LINE DE ALUNOS FORA DA REDE

 

Já esta disponível na Secretaria Escolar Digital – SED, a pré-inscrição on-line para alunos fora da rede (alunos que se encontram  fora da rede pública de ensino).

A pré-inscrição esta disponível para os alunos com interesse em ingressar na rede pública:

– Alunos Educação Básica;

– Ensino Fundamental – Anos iniciais e Finais;

– Ensino Médio;

– EJA – Educação de Jovens e Adultos,

 

Poderá realizar a inscrição: o responsável ou o candidato maior de 18 anos de idade, por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital, no link:

https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login

Abaixo, algumas dúvidas respondidas que podem auxiliá-lo na inscrição. Você também pode acessar o Tutorial de inscrição online.

 

Perguntas Frequentes 

1 – O que é Inscrição on-line de estudante?

É a solicitação de vaga para o ensino fundamental – anos inicias ou anos finais e ensino médio, inclusive na educação de jovens e adultos, feita, nesse momento, para escolas da Rede Pública de  Estado de São Paulo, por estudantes de escolas particulares, de outros Estados, paísesou que não se encontram matriculados na rede pública em 2020.

2 – Quem pode realizar a Inscrição online para 2020? 

A inscrição poderá ser realizada pelo responsável legal (pai, mãe ou guardião) ou estudantes maiores de 18 anos.

3- Como será feito a inscrição online?

  1. Por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital – SED

https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscrcaoOnline/login

2.Após acessar o site, será solicitado o preenchimento dos campos: “nome completo” e “e–mail”. Será encaminhado um e-mail informando um link que deverá ser preenchido com todas as informações e documentos necessários após a finalização será encaminhado um e-mail ao responsável com a validação e pré-inscrição.

3. É necessário o preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha:

– Dados do responsável com endereço residencial e geolocalização do endereço;

– Escolher uma escola para a inscrição (não será necessariamente a escola onde a vaga será disponibilizada);

– Dados do estudante;

– Endereço residencial do estudante.

  1. Anexar os comprovantes obrigatórios no item “anexos”. (cópia do CPF, RG ou RNE do responsável, comprovante de endereço, comprovante de declaração de transferência ou histórico escolar e comprovante do documento do estudante, se optar pelo noturno)
  2. Clicar em concluir e está feita a inscrição.
  3. Será recebido um e-mail de confirmação da inscrição on-line realizada.

4 – Para que serve a geolocalização?

A partir da geolocalização, será possível identificar as unidades escolares estaduais próximas a residência do estudante e escolher uma delas como posto de inscrição on-line, que não necessariamente será a escola onde a vaga será disponibilizada. Esse campo é obrigatório.

5- Onde consultar o resultado da matrícula do estudante?

O resultado da matrícula estará disponível para ser consultadono site: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.

6 – Posso escolher uma escola de preferência? 

O estudante será matriculado na unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de ensino necessário ao estudante e com vaga disponível.

A unidade utilizada na inscrição é apenas indicação de posto de inscrição.

Não garantia de vaga ao estudante.

7 – O estudante poderá fazer a inscrição de matrícula na rede estadual e ser encaminhado para a rede municipal?

Sim. O estudante que fizer inscrição on-line, nesse momento, terá uma vaga disponível em escola públicapróxima a sua residência, com o tipo de ensino que o estudante necessita e com vaga.

8 – O estudante poderá mudar de escola após a divulgação do resultado da Inscrição?

Não. Nesse momento deverá permanecer na escola onde teve a vaga disponibilizada.

A transferência só poderá ser solicitada com o retorno do funcionamento das escolas, presencialmente pelo responsável.

9 – Depois de matriculado o estudante pode perder a vaga?

Não. Nesse momento o estudante deverá participar de todas as atividades não presenciais disponibilizada pela rede estadual de ensino.

10 – Como faço a troca de horário/período?

Nesse momento todos os estudantes terão sua vaga disponibilizada em período adequado a sua idade/série ou necessidade.

11 – Os estudantes de Ensino Médio podem optar pelo período noturno?

Sim, desde que seja anexado um comprovante (carteira de trabalho, comprovante de matrícula em cursos, documento escrito pelo responsável ou pelo estudante maior de 18 anos que comprove essa necessidade) que comprove a necessidade de atendimento nesse turno.